Urgente, mas não importante

23/04/2025
Compartilhar

No Evangelho de João, no capítulo 11, temos uma história muito conhecida — o dia em que Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro.

Marta e Maria, as irmãs de Lázaro, enviaram alguém para avisar que ele estava doente. Observando os relatos bíblicos, dá pra imaginar que Jesus estava a mais ou menos um dia de viagem de onde Lázaro se encontrava, em Betânia.

Para as irmãs mandarem alguém caminhar por um dia inteiro, é porque a doença parecia mesmo ser para a morte. Elas deviam estar muito preocupadas — era claramente um assunto urgente. Mas quando Jesus soube da notícia, Ele respondeu:

Jesus transforma uma situação que, para Marta e Maria, era de extrema urgência, em algo importante.

Stephen R. Covey, no seu livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" (1989), popularizou a Matriz de Eisenhower, uma ferramenta para gestão de tempo e produtividade. Covey enfatiza que as pessoas eficazes priorizam o importante e não o urgente, porque é aí que acontecem o crescimento pessoal, o planejamento estratégico e a prevenção de crises.

Depois de esperar dois dias após receber a notícia, Jesus decide ir à Judeia, onde estava Lázaro. Mas os discípulos, preocupados, lembram que Ele poderia ser apedrejado. E mais uma vez, Jesus dá uma lição de que devemos focar no importante, e não no urgente:

É fato que Jesus fala da luz — e essa luz é Ele mesmo. Mas quando Ele fala das doze horas do dia, está deixando claro que existe um tempo certo, um momento importante. Quando queremos fazer algo, devemos agir dentro daquilo que é seguro. Andar de noite nos faz tropeçar — ou seja, sem Jesus.

Isso não quer dizer que só vamos encontrar Jesus nas doze horas do dia, mas que até mesmo para tomar decisões, precisamos estar sob a direção da Luz — ou seja, sob o próprio Jesus. Porque quando decidimos apenas por impulso, pela urgência, corremos o risco de fazer isso sem a Luz, e decisões tomadas "à noite" podem nos fazer tropeçar.

Tomar decisões urgentes nunca acaba bem. Assim como Jesus transformou uma situação urgente em algo importante na vida daqueles irmãos, Ele pode fazer isso na sua vida também.Só deixa Ele trabalhar. Não tome uma decisão precipitada ou baseada na urgência. Espere Jesus transformá-la em algo importante!

Que Deus te abençoe grandemente!

Jonata Martins

Coordenador Língua portuguesa

Baixe o App do Um Milagre Cada Dia aqui☑️

Próximo